A VERDADE SOBRE O VW GOL 16 VALVULAS:

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quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Ele realmente não presta? o motor funde? a manutenção é   extremamente mais alta que o de 8 válvulas?   Espero que alguns desses questionamentos sejam esclarecidos aqui neste tópico


Pois bem. Vamos começar comparando estéticamente os motores:

Aqui pode se ver um cabeçote de 4 cilindros com 4 válvulas cada. Esta é a única diferença do 
motor 8 valvulas, pois o bloco é o mesmo.




Este é um cabeçote de também 4 cilindros, mas com 2 valvulas por cilindro.


Depois de horas pesquisando, buscando informações, opiniões, comentários de donos, ex-donos, entendidos, 
não entendidos e etc, reuni várias informações que podem nos ajudar a tirar esta dúvida.


  Na verdade  o preconceito com motores 16v não se resume apenas ao popular VW gol, as montadoras 
deixaram de produzir alguns populares 16v por causa deste preconceito, que pelo que vi, partiu de 

mecânicos sem experiencia com a tecnologia, então eles difamaram o motor, que foi desprezado pelos 
desinformados.




Mas voltando a falar do gol, em relação ao que li, resumi tudo e formei minha opinião: 
O gol 16v não é esse "mico" que a grande maioria diz ser. Em comparação com o 8v, ele exige sim uma manutenção mais eficiente, rigorosa, não por ser problemático, mas por se tratar de um motor de 16v, o dobro do de 8v, ele requer mais atenção, a maioria dos artigos que li, diz que realmente precisa de mais cuidado, se você fizer a manutenção como manda o manual, não terá problema nenhum com o motor. Assim como todos os carros, com o passar dos anos vão surgindo 'coisas' a serem feitas no carro, reparos, trocas de peças e etc. Mas nada relacionado por ser 16v.
 Logicamente se você não der a manutenção adequada, ai sim seus gastos serão maior, simplesmente por ele ter o dobro de válvulas, se a correia quebrar, não empena 8 valvulas e sim 16, ou seja: o dobro do gasto. 
Mas se você possuir um de 8v e não der a manutenção, também terá prejuizos, então basta cuidar do seu carro, sendo ele com 8 ou 16v.
     Agora, muito cuidado na hora de adquirir um usado ou seminovo, certifique-se de que ele foi revisado, leve-o em um mecânico de confiança para analisar a situação do motor, se foi bem cuidado. Depois destas recomendações, pode comprar sem dúvida, e sempre faça a manutenção no tempo certo.


 Sobre o desempenho, ele certamente tem vantagem sobre o 8v.


Simplesmente por possuir 4 valvulas por cilindro, no caso do motor 4 cilindros, ele possui um desempenho maior em alta rotação. Ora, se a válvula serve como "RESPIRAÇÃO DO MOTOR", com 8 válvulas a mais ele ganha mais "dois pulmões extras", e isso significa não esquentar tanto como o 8v, e responder mais na estrada com velocidade e potencia.



Um motor 16 válvulas em alta rotação tem ganhos significativos sobre um motor 8 válvulas pois pode “respirar” melhor quando está em alta rotação e por isso ele ele é indicados para quem gosta muito de pegar a estrada, ou quem tem uma toca mais esportiva ao volante.

Já o motor 8 válvulas responde melhor em baixas rotações, porém a medida que os giros vão subindo, a sensação de “estrangulamento” vai aumentando e o motor perde eficiência volumétrica, gerando menor potência específica.

Mitos e Verdades sobre carros 16v

Carro 16v dá mais manutenção do que carro 8v, mito ou verdade? 
R: Mito – Todos os carros quando saem de fábrica tem um manual de manutenção. Quando este carro é submetido aos cuidados especificados pelo fabricante, difícilmente ocorrerão maiores problemas.

Se meu motor 16v quebrar a correia dentada, terei um gasto muito maior do que em um motor 8v, mito ou verdade?
R: Verdade – O motor 16v tem o dobro de válvulas, tuchos e balancins. A mão de obra costuma ser mais cara. A troca da correia também costuma ser mais cara pois tem mais esticadores e rolos guia.

Carro 16 tem o motor mais fraco do que motor 8v, mito ou verdade?
R: Mito – Cada motor tem a sua faixa de trabalho. Se o motor 8v parece mais “esperto” em arrancadas, o motor 16v abre vantagem em altas rotações.

Se eu comprar um carro com motor 16v terei problemas para revende-lo, mito ou verdade?
R: Verdade em partes – Se o carro teve uma versão problemática com motor 16v, por exemplo o Gol 1.0 ou Corsa 1.0, pode dor de cabeça revender. Já carros como Honda Civic, Toyota Corolla, Ford Focus entre outros, não costumam ter problemas com válvulas a mais e loja de usados.

Os motores Zetec 16v não são retificaveis, mito ou verdade?
R: Mito – Na verdade os mecânicos e retíficas que não possuíam as ferramentas corretas para trabalhar com o motor, assim como a Ford tinha uma politica de não vender as peças separadamente, somente kits caros e dispendiosos.

O Gol 1.0 16v tem problemas de durabilidade, mito ou verdade? 
R: O Gol, assim como outros carros com cabeçotes multi-válvulas por terem mais partes móveis necessitam de uma lubrificação mais eficiente e muitos proprietários foram negligentes com seus carros quando novo. 
Quando foram passados adiante, quebraram na mão dos novos donos. Outro problema comum era causado por um desalinhamento da polia do comando, geralmente causado pelo próprio mecânico ao substituir a correia sem as ferramentas necessárias. (Fonte: www.motorpasion.com.br)








PNEUS DE QUALIDADE (DUVIDOSA): Investimento na segurança ou no prejuízo?

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quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Com base em um e-mail que recebi, postei esta matéria que julguei ser um caso interessante.
Não sei se realmente procede, mas informações são sempre bem vindas e não custa nada olhar.


VOCÊ SABE ESCOLHER SEU PNEU?
Pesquisas indicam que 84,5% dos consumidores 
só compram pneus seguindo o critério: Marca, tamanho, 
altura, largura e preço.
Mas o que muitos não sabem, é que além dessa medidas convencionais, existem uma série de outras informações
necessárias para se adquirir um pneu que lhes dê a devida segurança na hora de sair no seu carro.

Vejamos o que fazer na hora de comprar um pneu em um super mercado por exemplo.


VOCÊ LOGICAMENTE PEDIRÁ UM PNEU BOM E DENTRO DOS SEUS ORÇAMENTOS.
MAS O QUE VOCE NÃO SABE É QUE PNEU TEM DATA DE VALIDADE.
Muitas vezes o vendedor nem sabe disso também, mas o gerente sabe, e logicamente dirá para o vendedor te vender o que está ha mais tempo na loja, e não aquele que acabou de chegar ao estoque. 
Você, como ainda não sabe a validade, comprará.





















PNEU TAMBÉM TEM VELOCIDADE E PESO.
Estas informações são
para se tirar uma base média quanto a durabilidade
do seu pneu. (Pessoas que viajam muito e que andam
sempre com seus carros lotados devem observar isto com cautela.)













Quem já viu aquelas grandes promoções de pneus do CARREFOUR, EXTRA WALL MART?? 
Eles vêm com umas listras coloridas, vermelha, verde, amarela...  Se você perguntar 
ao vendedor que listras são aquelas, ele irá dizer que é a maior durabilidade.  MENTIRA!                                   Aquelas listras significam defeitos nos pneus. Ou desgastam mais rápido ou podem furar
 a qualquer momento, cada cor significa algo. Esses pneus vêm da França, lá todos  
têm conhecimento destas listras e não compram, já nós Brasileiros somos desinformados...   





  Ai estão elas, as listrinhas...







































Estes grandes super mercados foram autorizados a vender estes pneus no Brasil com a seguinte ordem: indicar que têm defeitos, e os indicadores são justamente as listras. Mas ninguém sabe o que significam as listras. Agora você sabe.
Mas por que as autoridades decidiram colocar essas listras como indicativo?  São várias as suposições sobre o motivo, uns dizem que o governo tem interesse em vender porque os impostos são maiores... Enfim, o importante é estarmos atentos a essas listrinhas na hora de comprar os pneus.