A VERDADE SOBRE O VW GOL 16 VALVULAS:

|

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Ele realmente não presta? o motor funde? a manutenção é   extremamente mais alta que o de 8 válvulas?   Espero que alguns desses questionamentos sejam esclarecidos aqui neste tópico


Pois bem. Vamos começar comparando estéticamente os motores:

Aqui pode se ver um cabeçote de 4 cilindros com 4 válvulas cada. Esta é a única diferença do 
motor 8 valvulas, pois o bloco é o mesmo.




Este é um cabeçote de também 4 cilindros, mas com 2 valvulas por cilindro.


Depois de horas pesquisando, buscando informações, opiniões, comentários de donos, ex-donos, entendidos, 
não entendidos e etc, reuni várias informações que podem nos ajudar a tirar esta dúvida.


  Na verdade  o preconceito com motores 16v não se resume apenas ao popular VW gol, as montadoras 
deixaram de produzir alguns populares 16v por causa deste preconceito, que pelo que vi, partiu de 

mecânicos sem experiencia com a tecnologia, então eles difamaram o motor, que foi desprezado pelos 
desinformados.




Mas voltando a falar do gol, em relação ao que li, resumi tudo e formei minha opinião: 
O gol 16v não é esse "mico" que a grande maioria diz ser. Em comparação com o 8v, ele exige sim uma manutenção mais eficiente, rigorosa, não por ser problemático, mas por se tratar de um motor de 16v, o dobro do de 8v, ele requer mais atenção, a maioria dos artigos que li, diz que realmente precisa de mais cuidado, se você fizer a manutenção como manda o manual, não terá problema nenhum com o motor. Assim como todos os carros, com o passar dos anos vão surgindo 'coisas' a serem feitas no carro, reparos, trocas de peças e etc. Mas nada relacionado por ser 16v.
 Logicamente se você não der a manutenção adequada, ai sim seus gastos serão maior, simplesmente por ele ter o dobro de válvulas, se a correia quebrar, não empena 8 valvulas e sim 16, ou seja: o dobro do gasto. 
Mas se você possuir um de 8v e não der a manutenção, também terá prejuizos, então basta cuidar do seu carro, sendo ele com 8 ou 16v.
     Agora, muito cuidado na hora de adquirir um usado ou seminovo, certifique-se de que ele foi revisado, leve-o em um mecânico de confiança para analisar a situação do motor, se foi bem cuidado. Depois destas recomendações, pode comprar sem dúvida, e sempre faça a manutenção no tempo certo.


 Sobre o desempenho, ele certamente tem vantagem sobre o 8v.


Simplesmente por possuir 4 valvulas por cilindro, no caso do motor 4 cilindros, ele possui um desempenho maior em alta rotação. Ora, se a válvula serve como "RESPIRAÇÃO DO MOTOR", com 8 válvulas a mais ele ganha mais "dois pulmões extras", e isso significa não esquentar tanto como o 8v, e responder mais na estrada com velocidade e potencia.



Um motor 16 válvulas em alta rotação tem ganhos significativos sobre um motor 8 válvulas pois pode “respirar” melhor quando está em alta rotação e por isso ele ele é indicados para quem gosta muito de pegar a estrada, ou quem tem uma toca mais esportiva ao volante.

Já o motor 8 válvulas responde melhor em baixas rotações, porém a medida que os giros vão subindo, a sensação de “estrangulamento” vai aumentando e o motor perde eficiência volumétrica, gerando menor potência específica.

Mitos e Verdades sobre carros 16v

Carro 16v dá mais manutenção do que carro 8v, mito ou verdade? 
R: Mito – Todos os carros quando saem de fábrica tem um manual de manutenção. Quando este carro é submetido aos cuidados especificados pelo fabricante, difícilmente ocorrerão maiores problemas.

Se meu motor 16v quebrar a correia dentada, terei um gasto muito maior do que em um motor 8v, mito ou verdade?
R: Verdade – O motor 16v tem o dobro de válvulas, tuchos e balancins. A mão de obra costuma ser mais cara. A troca da correia também costuma ser mais cara pois tem mais esticadores e rolos guia.

Carro 16 tem o motor mais fraco do que motor 8v, mito ou verdade?
R: Mito – Cada motor tem a sua faixa de trabalho. Se o motor 8v parece mais “esperto” em arrancadas, o motor 16v abre vantagem em altas rotações.

Se eu comprar um carro com motor 16v terei problemas para revende-lo, mito ou verdade?
R: Verdade em partes – Se o carro teve uma versão problemática com motor 16v, por exemplo o Gol 1.0 ou Corsa 1.0, pode dor de cabeça revender. Já carros como Honda Civic, Toyota Corolla, Ford Focus entre outros, não costumam ter problemas com válvulas a mais e loja de usados.

Os motores Zetec 16v não são retificaveis, mito ou verdade?
R: Mito – Na verdade os mecânicos e retíficas que não possuíam as ferramentas corretas para trabalhar com o motor, assim como a Ford tinha uma politica de não vender as peças separadamente, somente kits caros e dispendiosos.

O Gol 1.0 16v tem problemas de durabilidade, mito ou verdade? 
R: O Gol, assim como outros carros com cabeçotes multi-válvulas por terem mais partes móveis necessitam de uma lubrificação mais eficiente e muitos proprietários foram negligentes com seus carros quando novo. 
Quando foram passados adiante, quebraram na mão dos novos donos. Outro problema comum era causado por um desalinhamento da polia do comando, geralmente causado pelo próprio mecânico ao substituir a correia sem as ferramentas necessárias. (Fonte: www.motorpasion.com.br)








25 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom ,tinha muitas duvidas agora nem uma !!Abraços

Elisandro dos santos disse...

sandro disse....
comprei um gol 16v e faço as manutenções certas ! não tenho problema nenhum ! ótimo carro

Anônimo disse...

Q aula sobre 16valvulas, estou comprando um gol 16V e gostei do q li, vou arriscar. sou bastante cuidadoso com carros meus.

Anônimo disse...

já possuí um gol 99 16V, de 2004 a 2007 nunca tive problemas, vendi e o novo proprietário seguiu minhas recomendações em relação a manutenção e até hoje não teve problemas mecânicos

Anônimo disse...

muito escrareçedor vlw parçeiro!*-*

Anônimo disse...

vendi o meu 16 valvulas e vou compra outro 16 novamente carro e ótimo cem defeito

PH.ELITE disse...

OLA GENTE ESTAVA ANDANDO EM UM GOL 16V QUE COMPREI A UMA SEMANA DE ANO 2000,DAI PAREI PARA TOMAR UM CAFE E ANDEI SO UNS 5KM E PAREI UM POUCO SERCA DE 5MINUTOS E NA HORA QUE FUI LIGAR ELE ELE NAO PEGOU MAIS .E A BATERIA ESTA NORMAL AFF.

ALGUEM ME AJUDA???

Vitor Tim disse...

tenho um gol 1.0 16v 98 , o que dizem ser o mais problemático , tanto de manutenção quanto para revenda , isso é tudo mito , já me foi oferecido muitas ofertas de compra , troca etc , não tem dificuldade pra revenda , pois é um carro muito bonito e conservado pra éra dele ,e a dois anos que tenho ele , mantenho a manutenção preventiva , nunca me deixou na mão , adoro motor 16 v dá uma direção mais esportiva realmente , mesmo sendo motor 1.0 ele é muito veloz . eu mesmo já coloquei 170k/h nele na reta , consome menos em viajem . e garanto ser um excelente carro pra todos que estiverem interessados em comprar um , o meu nem penso em vender pois me atende totalmente , é tudo mito sobre esse motor , conheço um meçânico de confiança que tem um desse e tbm nunca teve problemas , ele diz q é um excelente motor .
como disse o amigo acima , o problema é com os donos que não fazem manutenção e joga a culpa nas valvulas a mais .
nem dá pra acreditar mas tem gente que acredita até q esse carro dá mais problema no rolamento ,
um preconceito gerado pelo uso indevido e oleo de baixa qualidade.

Anônimo disse...

Valeu pelas dicas.

Anônimo disse...

Ai Vitor Tim, já estava angustiada, pois acabei de comprar um gol 99/00 1.0 16v, e depois que comecei a ler esse mito sobre ele até chorei, pensei: perdi meu suado dinheirinho, mas vc me deixou mais aliviada, gostaria do endereço do seu mecânico.

pilarense disse...

eu sempre tive vontade de possui um gol 16v agora com esses esclarecimentos ja to louco por um ate ja encontrei um ano 2002 topado de tudo meu mecânico sempre diz que o carro é bom e eu axo esses carros lindos é show de bola.

Anônimo disse...

Tivemos um gol 16v 2001 compramos e dezembro de 01 e vendemos em 05, sempre trocando oleo e filtros nos prazos recomendados o nosso não nos deu nenhum problema carro bom principalmente em viajens

Marcos Eron Silva disse...

realmente tem muita gente desenformada, sobre os carros 16V, principalmente sobre o GOL. Tenho um desses ano 2000, faço manutenção preventiva e não tenho maiores problemas. O maior problema do GOL 16V é aquela peça que fica atrás do volante

g3 oficina disse...

meu gol 16 v arrebentou a correia e como acho o ponto certo nas polias

Anônimo disse...

Leonardo Silva valeu pela dica... preciso de um bom mecânico pra revisão em Gol q estou querendo comprar especificamente, trocar por uma carta de crédito ainda não comtemplada

Anônimo disse...

gostei das aulas e esclarecimentos e ja sabia que com a manutencao certa ele nao daria problemas e vc ajudou muito e muita gente vlw abracos amigo

Unknown disse...

tenho um gol 1.0 16v já fiz de tudo e ele continua sem compressão no motor parece que estou rebocando um caminhão, planei o cabeçote e troquei as válvulas, casquilho, óleo, filtro, correia e o carro continua na velocidade de uma BIKE, se alguém puder me ajudar pq acho que meu mecânico já não sabe o que está fazendo.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Ronaldo Filho disse...

Olá amigo, seja mais específico, vc refez todo o motor ou apenas refez o cabeçote?... pq esse problema pode ser de uma simples vela carbonizada ou bomba de combustível ou aquele problema famoso que acontece quando o carro esquenta, queima a junta do cabeçote e o líquido de arrefecimento se insere dentro do motor. o chamado Calço Hidráulico.... Veja o que o seu mecanico diz a respeito e pesquise outras oficinas de confiança... Abraço e boa sorte!

Anônimo disse...

acabei de comprar um, mas sou leigo e depois fiquei assustado com os comentários sobre o gol 1.0 16 v, mas depois de ler este blog fiquei mais tranquilo......obrigado

Joais Inacio disse...

sempre achei a versão do gol 16V a mais bonita, mais confesso que devido aos mitos que falavam eu nunca pensei em adquirir um, só que tenho pesquisado muito e os proprietarios dizem a mesma coisa, que é só o cuidado que tem que ser maior, desde agradeço os seus esclarecimentos, e se puder esclareça mais sobre os cuidados principais que devemos ter na da compra...

Ronaldo Filho disse...

Pessoal quero agradecer pelos comentários e pela atenção.
Não estou tendo muito tempo pra continuar o blog, mas não abandonei e sempre que recebo email notificando os comentários fico muito contente em ajudar... Estou me organizando e pretendo em breve voltar a postar aqui sobre todos esses assuntos que nos interessam... Até mais!

Ronaldo Filho disse...

Irei fazer um post com algumas dicas na hora de comprar e negociar um veículo... Aguarde.

Anônimo disse...

Conselho: Nunca compre um GOL 16 válvula, certamente vc vai se ferrar mais cedo ou mais tarde, conheço muitos casos. Observe nas oficinas, sempre tem meia dúzia deles quebrados. É um dos carros que mais dá problema, anotem aí, só existe dois motores que prestam , AP e CHT, a vantagem do CHT é que é mais econômico, tive vários carros com CHT e hoje tenho um AP, nunca tive surpresas com esses motores, e mais uma , o motor CHT não tem essa palhaçada de correia dentada , é corrente de ferro mesmo e se acontecer o milagre de estourar não causará grandes danos.

Anônimo disse...

gol 1.0 16v é uma bomba,só tem que saber na mão de quem vai estoura,e quando estoura, ai vai ver a diferença do 8v para o 16v, vou entender o bloq,

Postar um comentário