A VERDADE SOBRE O VW GOL 16 VALVULAS:

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quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Ele realmente não presta? o motor funde? a manutenção é   extremamente mais alta que o de 8 válvulas?   Espero que alguns desses questionamentos sejam esclarecidos aqui neste tópico


Pois bem. Vamos começar comparando estéticamente os motores:

Aqui pode se ver um cabeçote de 4 cilindros com 4 válvulas cada. Esta é a única diferença do 
motor 8 valvulas, pois o bloco é o mesmo.




Este é um cabeçote de também 4 cilindros, mas com 2 valvulas por cilindro.


Depois de horas pesquisando, buscando informações, opiniões, comentários de donos, ex-donos, entendidos, 
não entendidos e etc, reuni várias informações que podem nos ajudar a tirar esta dúvida.


  Na verdade  o preconceito com motores 16v não se resume apenas ao popular VW gol, as montadoras 
deixaram de produzir alguns populares 16v por causa deste preconceito, que pelo que vi, partiu de 

mecânicos sem experiencia com a tecnologia, então eles difamaram o motor, que foi desprezado pelos 
desinformados.




Mas voltando a falar do gol, em relação ao que li, resumi tudo e formei minha opinião: 
O gol 16v não é esse "mico" que a grande maioria diz ser. Em comparação com o 8v, ele exige sim uma manutenção mais eficiente, rigorosa, não por ser problemático, mas por se tratar de um motor de 16v, o dobro do de 8v, ele requer mais atenção, a maioria dos artigos que li, diz que realmente precisa de mais cuidado, se você fizer a manutenção como manda o manual, não terá problema nenhum com o motor. Assim como todos os carros, com o passar dos anos vão surgindo 'coisas' a serem feitas no carro, reparos, trocas de peças e etc. Mas nada relacionado por ser 16v.
 Logicamente se você não der a manutenção adequada, ai sim seus gastos serão maior, simplesmente por ele ter o dobro de válvulas, se a correia quebrar, não empena 8 valvulas e sim 16, ou seja: o dobro do gasto. 
Mas se você possuir um de 8v e não der a manutenção, também terá prejuizos, então basta cuidar do seu carro, sendo ele com 8 ou 16v.
     Agora, muito cuidado na hora de adquirir um usado ou seminovo, certifique-se de que ele foi revisado, leve-o em um mecânico de confiança para analisar a situação do motor, se foi bem cuidado. Depois destas recomendações, pode comprar sem dúvida, e sempre faça a manutenção no tempo certo.


 Sobre o desempenho, ele certamente tem vantagem sobre o 8v.


Simplesmente por possuir 4 valvulas por cilindro, no caso do motor 4 cilindros, ele possui um desempenho maior em alta rotação. Ora, se a válvula serve como "RESPIRAÇÃO DO MOTOR", com 8 válvulas a mais ele ganha mais "dois pulmões extras", e isso significa não esquentar tanto como o 8v, e responder mais na estrada com velocidade e potencia.



Um motor 16 válvulas em alta rotação tem ganhos significativos sobre um motor 8 válvulas pois pode “respirar” melhor quando está em alta rotação e por isso ele ele é indicados para quem gosta muito de pegar a estrada, ou quem tem uma toca mais esportiva ao volante.

Já o motor 8 válvulas responde melhor em baixas rotações, porém a medida que os giros vão subindo, a sensação de “estrangulamento” vai aumentando e o motor perde eficiência volumétrica, gerando menor potência específica.

Mitos e Verdades sobre carros 16v

Carro 16v dá mais manutenção do que carro 8v, mito ou verdade? 
R: Mito – Todos os carros quando saem de fábrica tem um manual de manutenção. Quando este carro é submetido aos cuidados especificados pelo fabricante, difícilmente ocorrerão maiores problemas.

Se meu motor 16v quebrar a correia dentada, terei um gasto muito maior do que em um motor 8v, mito ou verdade?
R: Verdade – O motor 16v tem o dobro de válvulas, tuchos e balancins. A mão de obra costuma ser mais cara. A troca da correia também costuma ser mais cara pois tem mais esticadores e rolos guia.

Carro 16 tem o motor mais fraco do que motor 8v, mito ou verdade?
R: Mito – Cada motor tem a sua faixa de trabalho. Se o motor 8v parece mais “esperto” em arrancadas, o motor 16v abre vantagem em altas rotações.

Se eu comprar um carro com motor 16v terei problemas para revende-lo, mito ou verdade?
R: Verdade em partes – Se o carro teve uma versão problemática com motor 16v, por exemplo o Gol 1.0 ou Corsa 1.0, pode dor de cabeça revender. Já carros como Honda Civic, Toyota Corolla, Ford Focus entre outros, não costumam ter problemas com válvulas a mais e loja de usados.

Os motores Zetec 16v não são retificaveis, mito ou verdade?
R: Mito – Na verdade os mecânicos e retíficas que não possuíam as ferramentas corretas para trabalhar com o motor, assim como a Ford tinha uma politica de não vender as peças separadamente, somente kits caros e dispendiosos.

O Gol 1.0 16v tem problemas de durabilidade, mito ou verdade? 
R: O Gol, assim como outros carros com cabeçotes multi-válvulas por terem mais partes móveis necessitam de uma lubrificação mais eficiente e muitos proprietários foram negligentes com seus carros quando novo. 
Quando foram passados adiante, quebraram na mão dos novos donos. Outro problema comum era causado por um desalinhamento da polia do comando, geralmente causado pelo próprio mecânico ao substituir a correia sem as ferramentas necessárias. (Fonte: www.motorpasion.com.br)








139 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom ,tinha muitas duvidas agora nem uma !!Abraços

Anônimo disse...

sandro disse....
comprei um gol 16v e faço as manutenções certas ! não tenho problema nenhum ! ótimo carro

Anônimo disse...

Q aula sobre 16valvulas, estou comprando um gol 16V e gostei do q li, vou arriscar. sou bastante cuidadoso com carros meus.

Anônimo disse...

já possuí um gol 99 16V, de 2004 a 2007 nunca tive problemas, vendi e o novo proprietário seguiu minhas recomendações em relação a manutenção e até hoje não teve problemas mecânicos

Anônimo disse...

muito escrareçedor vlw parçeiro!*-*

Anônimo disse...

vendi o meu 16 valvulas e vou compra outro 16 novamente carro e ótimo cem defeito

PH.ELITE disse...

OLA GENTE ESTAVA ANDANDO EM UM GOL 16V QUE COMPREI A UMA SEMANA DE ANO 2000,DAI PAREI PARA TOMAR UM CAFE E ANDEI SO UNS 5KM E PAREI UM POUCO SERCA DE 5MINUTOS E NA HORA QUE FUI LIGAR ELE ELE NAO PEGOU MAIS .E A BATERIA ESTA NORMAL AFF.

ALGUEM ME AJUDA???

Unknown disse...

tenho um gol 1.0 16v 98 , o que dizem ser o mais problemático , tanto de manutenção quanto para revenda , isso é tudo mito , já me foi oferecido muitas ofertas de compra , troca etc , não tem dificuldade pra revenda , pois é um carro muito bonito e conservado pra éra dele ,e a dois anos que tenho ele , mantenho a manutenção preventiva , nunca me deixou na mão , adoro motor 16 v dá uma direção mais esportiva realmente , mesmo sendo motor 1.0 ele é muito veloz . eu mesmo já coloquei 170k/h nele na reta , consome menos em viajem . e garanto ser um excelente carro pra todos que estiverem interessados em comprar um , o meu nem penso em vender pois me atende totalmente , é tudo mito sobre esse motor , conheço um meçânico de confiança que tem um desse e tbm nunca teve problemas , ele diz q é um excelente motor .
como disse o amigo acima , o problema é com os donos que não fazem manutenção e joga a culpa nas valvulas a mais .
nem dá pra acreditar mas tem gente que acredita até q esse carro dá mais problema no rolamento ,
um preconceito gerado pelo uso indevido e oleo de baixa qualidade.

Anônimo disse...

Valeu pelas dicas.

Anônimo disse...

Ai Vitor Tim, já estava angustiada, pois acabei de comprar um gol 99/00 1.0 16v, e depois que comecei a ler esse mito sobre ele até chorei, pensei: perdi meu suado dinheirinho, mas vc me deixou mais aliviada, gostaria do endereço do seu mecânico.

pilarense disse...

eu sempre tive vontade de possui um gol 16v agora com esses esclarecimentos ja to louco por um ate ja encontrei um ano 2002 topado de tudo meu mecânico sempre diz que o carro é bom e eu axo esses carros lindos é show de bola.

Anônimo disse...

Tivemos um gol 16v 2001 compramos e dezembro de 01 e vendemos em 05, sempre trocando oleo e filtros nos prazos recomendados o nosso não nos deu nenhum problema carro bom principalmente em viajens

Unknown disse...

realmente tem muita gente desenformada, sobre os carros 16V, principalmente sobre o GOL. Tenho um desses ano 2000, faço manutenção preventiva e não tenho maiores problemas. O maior problema do GOL 16V é aquela peça que fica atrás do volante

g3 oficina disse...

meu gol 16 v arrebentou a correia e como acho o ponto certo nas polias

Anônimo disse...

Leonardo Silva valeu pela dica... preciso de um bom mecânico pra revisão em Gol q estou querendo comprar especificamente, trocar por uma carta de crédito ainda não comtemplada

Anônimo disse...

gostei das aulas e esclarecimentos e ja sabia que com a manutencao certa ele nao daria problemas e vc ajudou muito e muita gente vlw abracos amigo

Unknown disse...

tenho um gol 1.0 16v já fiz de tudo e ele continua sem compressão no motor parece que estou rebocando um caminhão, planei o cabeçote e troquei as válvulas, casquilho, óleo, filtro, correia e o carro continua na velocidade de uma BIKE, se alguém puder me ajudar pq acho que meu mecânico já não sabe o que está fazendo.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Ronaldo Filho disse...

Olá amigo, seja mais específico, vc refez todo o motor ou apenas refez o cabeçote?... pq esse problema pode ser de uma simples vela carbonizada ou bomba de combustível ou aquele problema famoso que acontece quando o carro esquenta, queima a junta do cabeçote e o líquido de arrefecimento se insere dentro do motor. o chamado Calço Hidráulico.... Veja o que o seu mecanico diz a respeito e pesquise outras oficinas de confiança... Abraço e boa sorte!

Anônimo disse...

acabei de comprar um, mas sou leigo e depois fiquei assustado com os comentários sobre o gol 1.0 16 v, mas depois de ler este blog fiquei mais tranquilo......obrigado

Unknown disse...

sempre achei a versão do gol 16V a mais bonita, mais confesso que devido aos mitos que falavam eu nunca pensei em adquirir um, só que tenho pesquisado muito e os proprietarios dizem a mesma coisa, que é só o cuidado que tem que ser maior, desde agradeço os seus esclarecimentos, e se puder esclareça mais sobre os cuidados principais que devemos ter na da compra...

Ronaldo Filho disse...

Pessoal quero agradecer pelos comentários e pela atenção.
Não estou tendo muito tempo pra continuar o blog, mas não abandonei e sempre que recebo email notificando os comentários fico muito contente em ajudar... Estou me organizando e pretendo em breve voltar a postar aqui sobre todos esses assuntos que nos interessam... Até mais!

Ronaldo Filho disse...

Irei fazer um post com algumas dicas na hora de comprar e negociar um veículo... Aguarde.

Anônimo disse...

Conselho: Nunca compre um GOL 16 válvula, certamente vc vai se ferrar mais cedo ou mais tarde, conheço muitos casos. Observe nas oficinas, sempre tem meia dúzia deles quebrados. É um dos carros que mais dá problema, anotem aí, só existe dois motores que prestam , AP e CHT, a vantagem do CHT é que é mais econômico, tive vários carros com CHT e hoje tenho um AP, nunca tive surpresas com esses motores, e mais uma , o motor CHT não tem essa palhaçada de correia dentada , é corrente de ferro mesmo e se acontecer o milagre de estourar não causará grandes danos.

Anônimo disse...

gol 1.0 16v é uma bomba,só tem que saber na mão de quem vai estoura,e quando estoura, ai vai ver a diferença do 8v para o 16v, vou entender o bloq,

Anônimo disse...

Tenho um Gol G3 1.0 16v 00' e não me arrependi de tê-lo comprado. Já me deu umas dores de cabeça mesmo com manutenção, mas nada do jeito que andam falando por aí. Esse é um ótimo carro. O problema são esses donos que não cuidam nem de si mesmo e acham que carro não precisa de manutenção. Acham que é só colocar gasolina e pronto.

Anônimo disse...

Dúvida cruel agora! Estou a procura de um carro e acabou me aparecendo um Gol 99 1.0 16v. O carro está lindo, novinho porém me chamou a atenção o preço um pouco abaixo da tabela. O carro está com 139.000 km rodados. Resolvi dar uma pesquisada sobre o assunto pois ja ouvi essas lendas q dizem sobre os 1.0 16v. Carro de agência tem garantia de 3 meses de motor e câmbio.

Anônimo disse...

Tenho um 98 que era do meu pai desde 0, ótimo carro nunca deu problema, carro sem manutenção qualquer um quebra, deixo minha spacefox na garagem pois o gol é muito mais econômico.

Anônimo disse...

Olá, comprei um Gol 16V 98/99 4P. Hoje está com 91.000Km. Super econômico, não dá despesa nenhuma. Troquei as correias, esticadores, velas e limpei toda a injeção. Troco óleo e filtro a/c 3.500 Km. Uso o recomendado no manual, que é o mais em conta! O motor é uma delícia. As poucas vezes que apertei, vi alguns 1.6 passar vergonha...Canso de receber propostas de compra, pois está muito bem cuidado. O preconceito, vem de nós, brasileiros: só carro caro é bom. Graças a isso, comprei um bom carro por um preço excepcional. Façam manutenção preventiva!

Programa Bolsa de Mulher disse...

Gente, eu tenho u gol 16 volvulas lindo, confortavel, gostaria muito de poder viajar com ele, sabe, pois me sinto bem dirigindo ele, mais ele vive dando problemas, fraqueza, ventuinha que não arma, motor que bate tendo oleo, esquenta tendo agua, cada coisa que não sei explicar, atualmente ele está dando uns tiros, ai estourou a tampa da ar acho que isso o nome, eu queria arrumar o ar condicionado dele, mais quero vender, por que não aguento mais, gastar, dizem que o problema dele é o gás, esses estalos também dão quando ele está na gasolina, então não sie mais o que fazer... alguma dica? alguém que conhece um bom mecanico que mecha com 16vls?

Unknown disse...

Qual óleo de motor e recomendado para um gol 2002 16v

Unknown disse...

Qual óleo de motor e recomendado para um gol 2002 16v

Anônimo disse...

Tenho um gol 16v, concordo com tudo isso só a parte de arrancada que não, se comparar com um gol 8v ele tem a mesma ou até mais força, o carro é bem esperto por ser 1.nada.

Anônimo disse...

Muito bom! Parabéns, parça. Você tem futuro como blogueiro. JURA

Anônimo disse...

Ótimo carro. E quem quiser comprar um um gol g3 2000 4 portas, me manda um zap 11 984293251

Falcao disse...

Tenho um gol 1.0 16v faco as manutencoes certinho e estou com ele a 4 anos sem problemas o unico problema desse carro e que nao pode ter dono relaxado que gosta de levar o carro naqueles mecanicos meia boca.

Falcao disse...

Tenho um gol 1.0 16v faco as manutencoes certinho e estou com ele a 4 anos sem problemas o unico problema desse carro e que nao pode ter dono relaxado que gosta de levar o carro naqueles mecanicos meia boca.

Unknown disse...

No dia que o meu gol g3 16v,fui super criticado mais pense num carro ótimo responde bem na estrada,mais fico de olho na manutenção direto,não deixo os problemas aumentar muito bom o carro.

Unknown disse...

No dia que o meu gol g3 16v,fui super criticado mais pense num carro ótimo responde bem na estrada,mais fico de olho na manutenção direto,não deixo os problemas aumentar muito bom o carro.

bruno disse...

Olha, tenho um 1.0 16v 2001 completinho de tudo que fazendo a manutenção preventiva até hoje só alegrias... motor valente que deixa a maioria dos 1.0 no chinelo. econômico de mais... o segredo da longevidade vou revelar agora: MANUTENÇÃO 10000000% EM DIA. Óleo sempre trocar antes e vencer e não esperar vencer uma 1000Km para trocar. Conforto danado. o meu esta com 135 mil e única coisa que apresentou foi pequeno vazamento de óleo na tampa do cabeçote o qual 122,00 ficou novo. Ja tive gol Motor AP CL 1.6, Gol GTI quadrado 2.0 tbm AP, CHT, Classic VHC-E 8v 2010 e celta 1.4 mpfi. de todos o que mais gostei e me deu menos trabalho até hoje foi desse gol 1.0 16V. é meu xodó. Fez manutenção Rigorosamente em dia, vc terá carro por anos e anos. Tem também o detalhe do ex dono né... eu peguei um mt bom... pouco rodado para ser um carro 2001. Em Fim, se vc quer comprar o seu gol g3 1.6 16V, vá em frente sem medo, mt mt bom mesmo! os carros 8v tbm eram para ser assim, manutenção sempre em dia. Comprem seu 1.0 16v e sejam felizes.

disse...

Já tive um g3 16v 2000 completo o tempo que fiquei com ele foi sem problemas, hoje tenho um Astra 1995 importado (carrão ) mas manutenção muito cara não tô achando peças

disse...

Já tive um g3 16v 2000 completo o tempo que fiquei com ele foi sem problemas, hoje tenho um Astra 1995 importado (carrão ) mas manutenção muito cara não tô achando peças

Lulu disse...

O meu estava assim também coloquei i motor no ponto e fiz a troca das velas...está andando muito novamente.

Unknown disse...

Sempre soube que das defamação com motores 16 válvulas vinham de pessoas mal informadas e mecânicos sem ferramentas adequadas

Unknown disse...

Sempre soube que das defamação com motores 16 válvulas vinham de pessoas mal informadas e mecânicos sem ferramentas adequadas

Unknown disse...

poxa!!! tava com medo, mas agora vou fechar o negocio, to comprando um 2008, 1.0 16 v,ainda bem que vi essa matéria em tempo

Unknown disse...

O MEU É 16V MAIS EU NÃO ABRO NEM PRO TREM.

Unknown disse...

Eu vou comprar um 16v sem sombra de dúvidas. Tem mais vantagens nas BRs . Aqui em Caxias MA o povo odeia 16v logo logo vao pela cabeça de quem não entende..

Unknown disse...

Eu vou comprar um 16v sem sombra de dúvidas. Tem mais vantagens nas BRs . Aqui em Caxias MA o povo odeia 16v logo logo vao pela cabeça de quem não entende..

Unknown disse...

Tenho um gol g3 16v 2000 a mais de um ano e até agora sem nenhum Problema o Carro é extremamente Bom estou muito satisfeito. é só Manter as Revisões em dia que você sempre vai ter um carro por muitos anos.

Anônimo disse...

Nossa fico grata pela dica tô comprando um gol 2002 g3 eu Tava com medo pelo que andei ouvindo a respeito do carro
Mais agora me sinto aliviada obrigada mesmo espero fazer um bom negócio. ..

Unknown disse...

Tenho um gol g3 16v 2000 a mais de um ano e até agora sem nenhum Problema o Carro é extremamente Bom estou muito satisfeito. é só Manter as Revisões em dia que você sempre vai ter um carro por muitos anos.

Unknown disse...

Tenho um 16v 1.0 completo vermelho, já faz 6 anos......não vendo, carro ótimo e fico irritado quando alguém fala mal dos 16 válvulas...... Comprei outro carro para minha mulher e fiquei com meu xodó..... Não vendo..rsrsrs.....

leonardo fernandes disse...

Carro excelente bateu na chave pegou...cuide do oleo e sistema de arrefecimento e juntas de cola boa em volta do cabeçote para nao vazar oleo e manter a pressao.e so andar sem do.

Unknown disse...

Cresci dentro de oficina mecânica, gente o problema do gol 16 v, não são as 16 v, mas sim o motor que foi projetado pra 8v e "adaptado" pra 16 v, eu já tive varios carros, não recomendo.

Unknown disse...

Gostei da explicação estou com interesse em comprar um. Tinha medo mas agora estou animado a adquirir um obrigado

Anônimo disse...

Aonde se posisiona os filtros de gasolina?Preciso trocar

Alysson disse...

eu tenho um gol ano 99 com 250 mil km, fazem cinco anos que estou com ele, só eu fiz mais de 150mil km, nunca fiquei na estrada, viajo muito, carro muito economico, tanto na cidade como nas estrada, troco oleo no máximo a cada 5 mil km, deixa esses 1.0 8v de hoje para tras, principalmente em subidas longas, o segredo do carro é que o motor ganha força acima dos 3 mil rpm, pois trabalha em alta rotação, por exemplo a 120 km/h em 5a. marcha ele esta com quase 5 mil rpm, mas não precisa ter dó do motorzinho, ele aguenta muito mais, experiencia de quem tem a mais de cinco anos o mesmo carro;

Fernando disse...

Cara, eu tenho um gol 99 16v, desde 2011, nunca tive problemas, é um ótimo carro e faz média 17,5 a 18 km/l em viagem né, como você falou, eu tomo cuidado com a manutenção, cuido bastante o óleo e a correia dentada, concordo com o preconceito, há muito preconceito sobre esse motor, totalmente sem fundamento.

Unknown disse...

Tenho um gol g3 99 azul
Troca de óleo Correia dentada filtro de óleo filtro de ar
Trokei mangueira de água
Carro aranca mas doke o 8 válvulas e sobe a Serra de 4 o milzim 8 válvulas morre no começo.
16 válvulas não arependo não apesar da mão de obra ser mas cara.

Anônimo disse...

Olá,tenho um gol 16v ano 00/00, completo de tudo.. comprei ele a pouco tempo e estava com um barulho estranho no motor tipo um "Tec Tec Tec Tec", levei no mecânico e me falaram que era o cabeçote e talls, troquei o cabeçote e de vez enquanto o barulho aparece.
apesar que é um carro muito bom e confortável, tirando isso é um ótimo carro.
alguém pode me ajudar, oque devo fazer pra tirar esse barulho??

Anônimo disse...

Muito bom seu comentario , ja tive varios carros mil , agora tenho um gol 16v plus é um ótimo carro faço manutenção correta nele e uso no dia a dia nunca tive problemas sério, apenas problemas simples como cabo ruim tampa do distribuidor rachado problemas normais e viajo todo ano a distancia de 3200 km muito economico e ultrapaço carretas na estrada em uma velocidade de 140 km sem precisar afundar o pé no pedal a vantagem enorme sobre varios carros mil pra mim é mil mais corresponde na estrada a um carro 1.6

Anônimo disse...

Oi, quero comprar uma parati G3 ano 2000 16v mil, sabe me dizer se esse carro e bom ou e bucha, todos falam que ele nao presta e o motor só da feito e verdade ?

Unknown disse...

Muito esclarecedor...tirei o tabu...que tinha referente ao veículo 16V.
Obrigado!!

Anônimo disse...

tive um gol ano 2000 16v rodou muito em estrada de terra o antigo dono era um porco,mais nunca tive problema o com o carro, problema e a lingua do povo que sai espalhando tudo que ouve ,de cada dez pessoas que fala mal do 16v 9 nao sabe nem onde fica a bateria

Anônimo disse...

gente se vcs pesquisarem por qualquer carro vcs vao ver opinioes boas e ruins algumas pessoas acabam tendo azarr com um carro ai vai lar e mete o pau toda marca de carro da problema o negocio e pegar o carro bem cuidado da uma geral trocar tudo que estiver ruim colocar sempre peça genuina e manter sempre bem cuidado que vcs vao ter carro por muitos anos,conheço um camarada que tem um logos 94 ele e unico dono e o carro dele ta file ele sempre viaja no carro e nao fica na mao

Anônimo disse...

gente se vcs pesquisarem por qualquer carro vcs vao ver opinioes boas e ruins algumas pessoas acabam tendo azarr com um carro ai vai lar e mete o pau toda marca de carro da problema o negocio e pegar o carro bem cuidado da uma geral trocar tudo que estiver ruim colocar sempre peça genuina e manter sempre bem cuidado que vcs vao ter carro por muitos anos,conheço um camarada que tem um logos 94 ele e unico dono e o carro dele ta file ele sempre viaja no carro e nao fica na mao

Anônimo disse...

tive um gol ano 2000 16v rodou muito em estrada de terra o antigo dono era um porco,mais nunca tive problema o com o carro, problema e a lingua do povo que sai espalhando tudo que ouve ,de cada dez pessoas que fala mal do 16v 9 nao sabe nem onde fica a bateria

Anônimo disse...

Alguém pode me responder existe carro da wolksvagem motor ap 16 válvulas? Ou o moto ap é tudo 8 válvulas

Anônimo disse...

Tô comprando um gol 16v 2002 e queria saber o que tem que ser revisado logo de início para evitar posiveis problemas que possam ocorrer por falta de manutenção? Quem puder me responder agradeço muito.

José disse...

Se vc olhar as fotos dos cabeçotes vai perceber que existem menos material no cabeçote 16v e consequentemente no bloco, pois mais válvulas, mais espaço. E vc fala que o motor refrigera melhor??? Esse motor é o famoso barriga d'agua pois queima junta de cabeçote direto (Aqui é no Rio de Janeiro) muito calor.... Esse motor é fraco, caro. Vc comparou a retífica com um motor 1.6??? Um parcial 1.0 bloco, pistões e etc... Da GM ou Fiat custa a metado do preço que vc falou. Faça a comparação com um motor 1.0 todos ficam a metade do preço. Muita gente falando bem mais doido para empurrar a bomba pra alguém. Ainda bem que vendi o meu... Vendi as peças pois ninguém queria comprar o carro.. E o magnífico motor e caixa foram os que mais deram lucro era muita gente querendo comprar peças..... Só para conhecimento várias peças não são mais fabricadas, original só na mão do papudo.... E quem tem, boa sorte (vai precisar muito).... Abs...

Anônimo disse...

Eu tenho um gol g3 2000 16v. Comprei do meu cunhado. Já faz 2 anos que tenho. No total está na família há 5 anos. O carro é exelente. Pegamos com 104mil km hoje está com 180 mil km nunca fizemos nada no motor porém sempre usamos o óleo correto 15/40 semi e as manutenções foram feitas a risca. Porém todos os gols dos meus amigos incluindo o meu sempre deu problema numa peça a capa da válvula termostatica. Essa capa sempre racha e estoura...eu troquei 3 vezes e meu cunhado mais 2 vezes. A pouco tempo descobri que um dos segredos é a tampa do reservatório da água... meus amigos comprei a tampa do reservatório original e nunca mais deu problema... a tampa tem que ser original essas de 10 reais tem que levar muita sorte para não dar problema... meu amigos trocaram essa tampa e também não tiveram.mais problemas... enfim o gol g3 é um exelente carro.

Anônimo disse...

Aceita comprar o meu 16v to vendendo ou troco tbm ?

Unknown disse...

estou vendendo o meu gol 99 com ar,direção hidraulica 2016 pago vem de zap 994077617

Unknown disse...

Tenho um gol g3 16v, estava andado com ele derepente acendeu a luz do oleo e não apagava, levei no mecanico ele disse que irria ver por três etapas, cebolinha, bomba do oleo ou cabeçote, ele verificou a cebolinha e trocou a bomba de oleo e mediu a presão com o manometro e disse que ainda não estava com presão, sera que é necessario fazer a retifica sendo que nem esta fumando, me ajunda ai algem?

Unknown disse...

CARA EU TENHO UM ANO QUE ESTOU COM UM GOL 1.0 16V CARRO MUITO BOM NAS ESTRADA, DA SHOW, HA PESSOAS QUE NÃO CONHECE A MECANICA DO CARRO E FAZ COMENTARIOS QUE NEM SABE A VERDADE SOBRE O VEICULO.

Unknown disse...

O MEU ESTAVA COM ISSO ACENDENDO LUZ DE OLEO O QUE FIZ RETIREI O SENSOR QUE E LOCALIZADO AO LADO DA TAMPA DO ROTOR PEGUEI UM FILAMENTO DE CABO DE FREIO DE BICICLETA E FIZ O DESEMTUPIMENTO DO ORIFICIU DELA E APAGOU.

Unknown disse...

NO MEU GOL 1.0 16 V TENHO MUITO CONHECIMENTO DEVIDO AOS MITOS DE MUITOS DIZER QUE ELE E RUI ISSO FEZ COM QUE EU ME COMUNICASSE COM PESSOAS QUE REALMENTE O CONHECE A MECANICA DESSE CARRO. SE ALGUEM TEM DUVIDAS E SE ESTIVER AO MEU ALCANCE MANDA SUA DUVIDA NO MEU E MAIL LUCIANOFERREIRABARROS1@GMAIL.COM

Unknown disse...

Tudo mito mesmo o gol é uns dos melhores carros 16v anda muito, tenho um gol 1.0 16v carro top não da problema ( porque também faço manutenção em dia) carro econômico e lindo se um dia eu trocar vou comprar outro carro 16v

Unknown disse...

Olá boa noite eu tenho um gol 16 valvolas ano 2000 e ele ten o seguinte problema.demora um pouco pra funcionar e cuando tá andando do nada ele desliga maus eu ligo ligo e ele demora mais pega .algem poderia min ajudar

Unknown disse...

Meu primeiro carro foi um gol 98 16v, eu estava aprendendo a dirigir, eu não soube fazer a manutenção correta, a correia quebrou e eu me ferrei. Mas passaram doze anos e já tive outros carros, e apareceu um negócio num gol g3 mil 16, eu confesso que fiquei meio cabreiro, mesmo já tendo um pouco mais de experiência, mas essa aula me ajudou muito. Tenho uma pergunta meio q óbvia, é interessante eu comprar o carro e já mandar trocar a correia dentada?

Anônimo disse...

olá pessoal eu tenho um g3 e claro to sempre pesquisando assunto e aulas e etc.
Bom com certeza é um carro muito crucificado e mal falado eu ja tenho o meu as quase 2 anos realmente é um ótimo carro pessoal cuido muito do meu bonitão abraço pra todos ASS:Antonio Ribeiro.

Novos Usos disse...

Eu tenho um Gol 1.0 8V 1999 e também um Gol G3 Plus 1.0 16v 2001 há cinco anos. O 16V anda bem para 1.0 , tem um torque legal, mas a manutenção... tem que ser tratado como um importado top e mesmo assim o meu já entupiu todo sistema de lubrificação do motor duas vezes, sendo a última em Maio do ano passado, ocasião em que mandei meu mecânico- que é bem caprichoso - tirar o cabeçote e dar uma geral nele. Rod mais com o 1.0 8V, mais econômico e com menos"paranóia" e mesmo assim essa semana o 16V voltou a acender a luz de óleo e cuspir óleo pela vareta, mesmo tendo sido trocado o anti chama (respiro) há menos de um ano, lembrando claro que aqui no Rio de Janeiro é calor insuportável e engarramento direto, e os dois tem ar condicionado que deixo ligado direto, talvez seja muito esforço para o melindroso 16V. Parei ele esses dias na garagem e depois penso o que fazer, se não fosse a burocracia jogava aquele motor no lixo e colocava um AP nele pois não gosto de carro problemático/não confiável/ fonte de preocupação, então uma coisa é certa: 16V NUNCA MAIS, POIS O MEU 8V É UM TRATORZINHO QUE NÃO TEM FRESCURA!!!
Obs.: manutenção em dia, troca de óleo dentro do prazo, óleo semi sintético, troca anual de correia dentada, e outras paranóias...

Anônimo disse...

obrigado estava na duvida se comprava um com 15 anos de uso! Vou arriscar!

Anônimo disse...

Estou no segundo 16 válvulas.
nunca tive problemas.
rodei quase 200 mil km com eles.
Carro só dá problema se o mecânico ou o motorista for incompetente na manutenção.
muito mais potente que os 8v.
Por isso hoje todos os motores modernos fabricados são multi-válvulas.

Anônimo disse...

Olá, comprei um Gol G3 1.0 16v ano 2000, acabei de fazer o cabeçote... qual o óleo correto para usar?? No manual diz vw 501 01 ou vw 502 00... seria equivalente a que? 15w40 Semissintético??? Agradeço muito retorno...

Anônimo disse...

QUERO NEM DE GRAÇA

Anônimo disse...

16V PORCARIA TOTAL

antoniocruz disse...

Tenho um gol 16v e gostei muito dos esclarecimentos!tirou todas as minhas dúvidas!

Anônimo disse...

Oi boa tarde,estou comprando um gol 1.0 16v 2001 segunda mão ,não tenho esperiencia,mas percebi ao sair do veículo que esquenta mto na parte lateral traseira do carona,isso é normal ou problema.obgdo

Luiz Fernando disse...

Gente infelizmente a Volkswagen no Brasil acabou .. Tenho uma Parati GL 1.8 ano 93 com ar condicionado sou 2 dono gosto muito de arrancar na hora que o sinal abre ......O motor está com 380 mil km nunca foi aberto nem feito cabeçote....... Quem anda nem acredita .Eu estou com meu BB (carro) a 12 anos uso óleo 26 x60 dá GTX custa 26 reais o livro.... Esse s motores são d+++++++++++++ atualmente comprei outra 2006 com 132mil km com o mesmo motor aquece 1.8. .....Ela veio com um óleo semi sintético 5w 40. Eu achei um absurdo .... Pois no Brasil o calor e de matar .....Quem tem carro turbinado usa óleo 20w40 pra cima por que com o calor o óleo afina muito e não lubrifica com isso o motor faz barulhos......... Então eu não sei como o ex dono não ouvia......Na verdade Eu sei ....E que a Parati 2006 era de Petrópolis lá frio ...Aí quando eu trouxe o carro pra Niterói eu vi a diferença na lubrificação do motor ..... Imediatamente troquei o óleo por o dá GTX 20w40 .. Pô oooo. O barulhinho sumiu todo ficou.lindo .. Então esse s motores que usam óleo 5w40 a tendência é só se ffffffd gente aqui é Brasil ..... Não e Japão e nem usa ...Na oficina de um amigo meu só vejo carro s com cabeçote aberto por causa do super aquecimento e falta de lubrificação ..... Pois o óleo afina no calor .......Se não a afinase os carros não trocava o óleo por um mais grosso .....

Unknown disse...

Os carros tunados usam óleo ++++++grosso 20 ou 26 no negativo ..40 no calor.......Ou ....20 ou 26 no negativo ....60 no calor.

Unknown disse...

Muito esclarecedor estou comprando um gol 1.0 97 16v estava muito rescioso em comprar por ser 16v tenho ate dois mecanicos um ate falo nao compra q e fria vao vive no,mecanico o outro mecanico ate foi mais realista depende de tu fazer a manutencao certinha nao vai te poblemas entao resolvi ouvi o segundo mecanico e estou adquirindo o gol 97 1.0 16v sera q fiz certo ?????

Anônimo disse...

Ola bom dia pessoal, encontrei esse blog pq to interessado em comprar um gol 16v ano 2000 e tinha muito medo de me dar mal no final. O cara ta pedindo 6.500 nele entao achei muito barato e logo desconfiei ( nunca possui nenhum carro e ainda nao sei dirigir) entao resolvi pesquisar sobre motor 16v. O carro ta com 250 mil km rodados entao sera se esse preço ta bom ou vou comprar uma bomba?

Anônimo disse...

Prezado(s),

Tenho um GOL 2004 Geração III 8 válvulas 1.0. O carro passou por uma retífica de cabeçote e, após a troca de velas e cabo de velas novas o motor ficou rateando. No sábado (01/04/2017) fiz a limpeza de bicos injetores e troquei o filtro de combustível que fica embaixo do tanque. Viajei no Domingo (dia 02/04/2017) para Minas e fiz um trajeto de 440 Km de ida e volta consumindo 22,5 l de gasolina. Embora o consumo tenha sido pequeno o carro continua rateando. Sugeriram que fosse a bobina ou a bomba de combustível. Alguém teve este problema que possa me ajudar?

Anônimo disse...

Prezado(s),

Tenho gol serie ouro ano 2000 16v...único dono...roda pouco ..esta com 65.000km...td vez q tempo esfria ele fica engasgando ...e se pegar estrada na chuva ele morre qdo eu for precisar diminuir a velocidade...
Por gentileza alguem saberia dar um norte c esse problema?obg

Unknown disse...

comprei um agora se e bom nao sei mas serei cuidadoso principalmente com a troca de oleo dentro das especificacoes do fabricante mas se der pau colocarei um motor ap e continuara sendo gol de sempre pau para toda hora e a qualquer lugar.

Anônimo disse...

Também tinha medo . Mais fazendo as manutenções certo nele sem problemas e muito econômico ( mesmo) faz mais de 1 ano e nunca me deu um problema ! não tenho que reclamar .

Unknown disse...

Pergunta no posto Ipiranga kkkk

Anônimo disse...

Tenho um gol g3 16v a 9 anos nao tenho que me queixar carro muito bom guerreiro mesmo mas com o tempo ele da alguns probleminhas normal de carro usado. Procuro uma TBI boa deu problema no meu motor de passo ta sem lenta ou se alguem sabe quem recondiciona pode me dizer é so motor de passo o sensor de aceleraçao ta 100%! Grato a todos

jonas disse...

tenho um g3 16v 2000, ele esta bom porem quando ele esquenta chega nos 90º graus ele começa a morrer e a luz do oleo acender , alguem sabe me dizer como resolver esse problema ?? me manda um email jonas-costasilva@hotmail.com

Anônimo disse...

quero comprar um carro e achei um muito conservado por 10.900,00 Gol g3 power 1.0 completo 16v - 2002 só que sempre tive medo de comprar gol 1.0 16v mesmo lendo o blog ainda tenho medo de comprar e me dar mal alguém conhece um mecânico de confiança em Rio Preto ??

Pirituba disse...

Blz Ronaldo tenho um turbo e como mudei aqui pra São Paulo preciso de um mecânico de confiança em 16 válvulas tem um?

Anônimo disse...

Motor 16V não presta! Manutenção muito cara, difícil de vender. Jamais comprem carro usado 16V, vão gastar pelo menos o dobro do que um 8V. É uma porcaria esse Gol G3 dos anos 2000,2001. Quem avisa amigo é. Lixo total!

Unknown disse...

Qual a peça amigo. Pois tenho um gol G3 1.0 16 V. Poderia passar pra gente amante deste lindo e bom carro.

Unknown disse...

Amigo ele se referia ao motorista

Unknown disse...

Muito boa a explicação. Estou trocando meu gol quadrado em um 16v e estava com medo de tanta gente vir me dizer que o gol 1.0 16v era uma bomba. Fiquei mais tranquilo agora.

Anônimo disse...

Bomba fuja!

Anônimo disse...

é melhor pegar AIDS pelo menos a AIDS vc consegue passar para frente

Matta disse...

Muito bom os comentários vou comprar um gol G3 1.0 16V 2001 tem 117,000 Km está excelente obrigado.

Marcos Paulo disse...

Com certeza. Se você não trocar a Correia dentada sem ter certeza que ela está dentro do prazo de uso dela, ela pode romper, e com certeza o seu prejuízo vai ser alto.

DEDÉ MÉSSICI disse...

PARABÉNS PELA EXPLANAÇÃO SOBRE O TEMA 16 VÁLVULAS, MUITO ÚTIL. Se Fabrica Volkswagem, tivesse dado esta explicação na época, muitas pessoas que compraram o Gopl 16 V. não teria tido dor de cabeça na venda e não teria seu bem tão desvalorizado como foi. Com ref. a correia dentada, qualquer veículo, pode causar grande problema, seja 8 16 24 válvulas, se não trocar com a quilometragem necessária, o prejuízo é GRANDE.......Abraços......

Unknown disse...

Prefiro o marea turbo

Anônimo disse...

Eu sou mulher e não entendo muito de carro, comprei um gol 2001 16 válvulas. e todas as pessoas falam pra mim que não fiz uma boa compra que o carro é problemático...então resolvir pesquisar na internet sobre esse tipo de veículo... e algumas pessoas postaram e falaram bem do motor 16 v. que requer manutenção rigorosa como outro carro de qualquer marca.Então p essas pessoas que criticaram e defamaram o carro, parem de criticar e cuidem melhor do carro de vcs.tudo na vida precisa de manuntenção e de cuidados... até um casamento fracassa, por falta de manuntenção. Abraços

Unknown disse...

Parabéns pela aula muito boa . ..

Unknown disse...

pia certeza que o gol gosta de fazer isso é quando estraga o comultador de partida um rele que fica debaixo da capa do volante e vinte pila troco bateu funcionou...

Unknown disse...

Olá, boa noite... gostei demais da explanação do colega. Já tinha poucas dúvidas sobre o assunto, pois tenho em Gol G3 1.0 16v a 12 anos e ele está com 287 mil quilômetros e nunca foi feito motor. O carro ta inteiro nao baixa óleo, peguei ele zero com 40 mil km. Não tem segredo, apenas troco óleo e filtro a cada 5 mil, não do pau no carro ando normalmente a 90 ou 100. Troco Correia e rolamento com 25 mil. Estou querendo vender pq comprei um corolla só q o pessoal não acredita no q eu digo só mesmo alguns q vejam com os próprios olhos e consultam minha mecânica q e a mesma desde sempre. Obrigado aos q dedicaram uns minutos para lerem minha descrição. O carro e perfeito e muito econômico. Nenhum 1.0 bate na economia.

Unknown disse...

Acabei de comprar um gol 1.0 ano 98 16 valvulas meu primeiro carro, não entendo muito. Quais são as recomendaçoes

Unknown disse...

O meu está muito bom. Anda muito Excelente na estrada . Né parece 1.0...
Única coisa estranhei que troquei o óleo e filtro e com 3.000 km estava sem oleo... é normal??

Unknown disse...

Corrigindo...nem parece...

Unknown disse...

Excelente explanação !!!

Unknown disse...

Estou vendendo o meu o ano é 2001 é completo e estou pedindo sete mil.

Unknown disse...

Contato tel,(21)33369123 cel (21)991366809

Anônimo disse...

Ver algumas pessoas comentando que Gol é "confortável" foi pra acabar... kkkkkkkkkk

Unknown disse...

Já tive um de ano 99 16v fiquei com ele de 2014 à 2019 e nunca tive o que reclamar, além de mais economico que a versão 8v.
O segredo é a manutenção.

Anónimo disse...

Prepara no som que faz a bomba de combustível, se haver algum som. Tudo bem, más se não escutar nada isso pode ser a bomba. O gol é acostumado a dar defeito na bomba.

Tio Lú disse...

Faça a manutenção sempre com produtos de boa qualidade, òleo sempre no mínimo o semi sintético, o òleo mineral é veneno pro 16v, a performance do carro desenvolvida com oleos sintéticos, eu uso o Shell semi sintético e devo dizer que trabalha redondo o motor, confira sempre as correias e esticadores, filtros e nível do òleo vem como a água, o motor é excelente, um dos melhores que a Volkswagen já produziu, más como o brasileiro adora um jeitinho e oferta, vive colocando porcarias no motor e depois quer o máximo do motor, lembre-se de que gastar um pouco a mais em produtos de qualidade no seu 16 v é economizar dinheiro e dor de cabeça kkkkk tenho e sou muito satisfeito, além do acabamento diferenciado do carro a performance é muito satisfatória!!!!

Unknown disse...

Eu tenho um 98 16v a 4 anos sempre uso mineral 20w50
Nunca tive pobrema

Leonardo gaucho disse...

Vou comprar um pra minha esposa 98 16v. Pesquisei bastante e pelo que li aqui basta ter cuidado com o carro pois ele sera como um filho

Unknown disse...

Tenho um gol 16v e não troco por carro nenhum!

Anônimo disse...

Vc é a peça 🤣🤣

Unknown disse...

Comprei um gol 16v e quebrou a correia dentada me lasquei já gastei mais de 2 mil reais e até hoje não achei um mecânico q presta para alinhar meu carro 😭

Unknown disse...

Quanto?

Unknown disse...

Quanto?

Unknown disse...

Ola amigos tenho um gol g3 plus ano 2001 com ar e direção. Eu tenho nojo das certas pessoas que fala mal do 16v nao sabem que tao falando carro bonito conforto economivo carro nota mil

Anônimo disse...

eu tenho mecânico ótimo aqui em santa luzia que faz a regulagem do meu

Pâmella Caetano disse...

Tenho um Gol ano 2001, 1.0 ,16 válvula impecável , tô vendendo se alguém se interessar só me chamar no zap q mando foto (14)991198854.

Unknown disse...

Olá comprei um q está com o mesmo barulho 16v 98, o mecânico disse q tucho. Q custa em torno de mil reais. Qual foi o problema do teu?

Anônimo disse...

Da pra trocar o cabecote at do gol 2001 de 16v pelo de 8v?

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