ENTENDA CILINDRADAS

|

terça-feira, 12 de julho de 2011

As famosas cilindradas que todo mundo ouve mas a maioria não sabe o verdadeiro significado. pois bem, aqui está explicado de uma forma bem simples:
A cilindrada ou CC centímetros cúbicos, é a capacidade - em volume - do motor. Motores de moto são motores de combustão interna, alimentados por uma mistura de gasolina e ar, que explode dentro de uma câmera, fazendo com que a energia dessa explosão (que é uma energia química do próprio combustível) vire uma energia mecânica, que fará a roda girar como consequência final.

Essa câmera de explosão é o cilindro. Após a explosão, o pistão é "empurrado", e seu movimento linear vira um movimento circular no virabrequim. Esse movimento circular é então transferido para um eixo que movimentará a corrente (ou cardã ou correia). É claro que é um pouco mais complexo, pois no meio temos a embreagem, o câmbio e outras partes da transmissão. 

Então simplificando, quatro cilindros em um motor 1.0, quer dizer 1 ltro de combustível distribuido para os quatro cilindros, ou seja, 0,25 litros p/ cilindro, quanto maior for o cilindro, maior a quantidade de combustível armazenada, e maior a combustão (explosão), oque dá potencia ao veículo. Então um carros com motor 1.6 são mais potentes que carros 1.0, e motos 150, mais potentes que motos 125.


O coração do motor é o cilindro, dentro do qual um pistão se move para cima e para baixo.  a maioria dos carros tem mais de um cilindro (geralmente quatro, seis ou oito cilindros). Em um motor com vários cilindros, eles são dispostos de diversas maneiras. As principais configurações são em linha, em V ou plano (conhecido também como horizontal oposto ou boxer), como mostram as figuras abaixo.

Figura 1. Em linha - Os cilindros são alinhados em uma única bancada



 Figura 2. V - Os cilindros são dispostos em duas bancadas, formando um ângulo entre si

Figura 3. Plano - Os cilindros são dispostos em duas bancadas, em lados opostos do motor

3 comentários:

Raquel Moreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Raquel Moreira disse...

massa ^^

Anônimo disse...

É KARGAAA

Postar um comentário