A EVOLUÇÃO DOS POPULARES (PARTE 01)

|

quarta-feira, 13 de julho de 2011


Nessa matéria estão em destaque dois carros que desde sempre bateram de frente no mercado dos populares: o VW gol e Fiat uno.






Do total de 15 milhões de VW fabricados no Brasil, o Gol responde por quase um terço das vendas. Desde que foi lançado, em maio de 1980, foram 4 milhões de unidades, ao longo de três gerações. Não por coincidência, ele é o campeão de vendas há 18 anos. Ele foi concebido para a indigesta missão de suceder o Fusca, do qual herdou parte da mecânica.







Lançado em 1984 no Brasil, apenas um ano e meio depois de seu lançamento na itália, o novo modelo inaugura por aqui um conceito inédito de carro: “pequeno por fora e grande por dento”. Trazia novos conceitos de design, interior mais claro e confortável do que outros modelos de classe superior, boa aerodinâmica e baixo consumo de combustível, e chega substituindo o fiat 147.




vejamos as mudanças que causaram grande distancia entre os populares:



a primeira mudança no gol, foi sair do 'motor de fusca' e uma aparencia mais amaciada, foi criado a
melhor coisa deste carro: o motor AP (Alta Potência), mesmo sem deixar de fabricar com o motor CHT (Alta
Economia), este modelo foi fabricado até o ano 1996. Em 1990, o modelo intermediário do VW Gol, o CL, era
movido por um motor 1.6 Ford, fruto da associação entre as duas montadoras, a Autolatina, um acordo que
durou até 1996.
Para enfrentar o Mille, em 1992, veio o despojado Gol 1000, que fazia o papel de carro de entrada, o eleito dos frotistas. Sobreviveu até 1996, quando transformou em passado a fase "quadrada" e o carburador, na linha Gol. Em setembro de 1994 iniciou-se o reinado do Geração II, que ficou conhecido como "Bolinha"


Este acompanhado o crescimento e sofisticação da época, com ar-condicionado, direção hidraulica, travas e
vidros elétricos, motor a injeção...











No ano 2000, surge a versão G3, mais robusta e esportiva:




























Em 2007, o Geração 4, com leves mudanças no visual:
fotos g4:















E em 2009, O polêmico G5, muitos não aprovaram a mudança drástica no visual e no tamanho, outros gostaram de mais, Bem, gosto não se discute, na minha opinião é só uma questão de se acostumar, certo que ninguém esperava esse radicalismo, mas este novo conceito foi muito bem aceito no mercado.















Agora voltando ao Fiat uno, não houve grandes mudanças ao longo de 20 anos no mercado, mesmo assim este popular continuou em linha no mesmo estilo 'quadradão' e foi ganhando o mercado junto com suas melhorias modestas:


Somente em 2004 o modelo ganhou nova versão, curvas suaves, arrojadas e faróis mais atuais:





Mas em 2010... o que faltou em 20 anos, sobrou neste novo conceito, a Fiat superou em design e 
desempenho, com suas versões 1.0 e 1.4,  a FIAT trouxe para o mercado exatamente isso, um novo carro com novo estilo, novo design e conceito:



veja a parte 02 como desfecho, em uma comparação dos modelos atuais.







5 comentários:

Raquel Moreira disse...

Show ;D

Airton Sena disse...

Massa cara, eu lembro desse tempo

Kaká bueno disse...

prefiro o gol quadrado

Anônimo disse...

cadê a comparação/?

Anônimo disse...

kkkkkkkkk

Postar um comentário