DICAS PARA VIAJAR EM CARRO VELHO

|

segunda-feira, 18 de julho de 2011


Nem preciso falar para fazer revisão né?, mas como eu sei que não é todo mundo que tem 'tempo' pra fazer revisão no carro antes da viajem, pelo menos estas coisas dá pra fazer:


1° calibrar os pneus:
essencial para viajar mais seguro, ainda mais no caso do carro de ferro, que é mais pesado, pneus descalibrados podem causar um desequilíbrio do peso e levar ao famoso prego.
 O step também deve ser calibrado.





2° Água no reservatório do motor:
verifique se o reservatório está com o nível de água adequado, e nunca, jamais esqueça de levar uma garrafa de água no porta-malas, ela pode te salvar.




3° Óleo do motor:
carros velhos consomem mais óleo do que o normal, então se não puder trocar o óleo antes de viajar, pelo menos complete com um litro, e se puder também leve um de reserva, se a luz acender, jamais siga viajem sem completar, pois seu motor vai 'bater'.





4° Ferramentas:
esteja sempre preparado para o pior, verifique se seu macaco está funcionando direito, e se puder, leve um pedaço de madeira para apoio do macaco, você não sabe onde vai furar o pneu.
A chave de roda, nem precisa lembrar. Um apoio para a chave de roda, aqueles canos de aço (Às vezes o parafuso oxida, e fica quase impossível girá-lo sem um apoio.)
E as chaves normais: fenda, alicate, fita isolante e o saquinho para combustível. (caso você não olhe o nível de combustível e fique no meio do caminho





5° peças reserva:
Se puder, leve sempre uma correia reserva (carros velhos quebram muito ela), com uma ajuda você pode sair do prego. Um cabo de acelerador reserva também pode te salvar. (essas coisas acontecem mesmo) e você vai estar preparado.

25 comentários:

Anônimo disse...

kkkkk

Anônimo disse...

INTERESSANTE

Anônimo disse...

É isso aí. Obrigado pelas dicas.

Anônimo disse...

Esqueceu do mais importante...Abasteça e não Beba!

Anônimo disse...

Abastecer e não beber é para todos. isso não é dica é obrigação. mas seu comentário fica parecendo preconceito. muita gente tem carros "velhos". bem cuidados e que são ótimos para viajar. preconceito achar que só porque é 2014 1.0 é melhor que um 92 2.0 bem cuidado.

Ronaldo Filho disse...

Olá amigo, muito obrigado por expor sua opinião!
Bem, de maneira alguma eu quis ser preconceituoso, minha intenção foi apenas alertar aos amigos que possuem carros antigos, não que não sejam bem cuidados, mas que dentro da realidade de cada um, necessita de atenção nestes itens citados acima. E com certeza minha opção entre um carro 92 2.0, santana, vectra, versalles, tempra, tipo, ou qualquer outro bem inteiro, e um carro 1.0 do ano, seria o carro de ferro, que na maioria das vezes são muito mais confortáveis e gostosos de dirigir..

ELENA disse...

tenho gol bola2002 170.000km rodado a manutencao esta em dias quero viajar 3.000m somandoida e volta, sera q da pra ir sem medo

Éverton Silveira disse...

Legal. Em 2013 fui de Porto Alegre a Recife e retornei em 2014, em um Fiat Uno 1999. Eu sempre cuidei muito da manutenção dele e, sendo assim, fui e voltei sem ao menos furar um pneu. Abraços!

Unknown disse...

Tenho um Gol 2001 16V muito bem cuidado, Já esta comigo há 10 anos e rodei com ele 110,000 km ! Viajei de Vitória-ES a Brasilia (1.200 km) e voltei sem problema nenhum rodando um total de 3.450 KM e a unica coisa que fiz para retornar de Brasilia completei o oleo e a agua e fiz uma excelente viagem.

Unknown disse...

Tenho um Gol 2001 16V muito bem cuidado, Já esta comigo há 10 anos e rodei com ele 110,000 km ! Viajei de Vitória-ES a Brasilia (1.200 km) e voltei sem problema nenhum rodando um total de 3.450 KM e a unica coisa que fiz para retornar de Brasilia completei o oleo e a agua e fiz uma excelente viagem.

Unknown disse...

Tenho 1 uno 97 tenho cuidado com a manutenção viajo sempre nele tranquilo agora até carro zero pode te dechar na mão isso acontece

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
noticias disse...

Tenho um golf 1.6 2002, já viajei muito com ele. Está hoje com 170.000 já vi muitos carros novos parados quebrados na estrada e comigo tudo numa boa.

noticias disse...

Tenho um golf 1.6 2002, já viajei muito com ele. Está hoje com 170.000 já vi muitos carros novos parados quebrados na estrada e comigo tudo numa boa.

Anônimo disse...

Tenho um Fiesta sedan 1.6 com 110 mil rodados e ele tem um pequeno vazamento no fluido do motor e eu sempre tou monitorando e completando com água.descobri o vazamento e vou trocar o reservatorio que tem uma trinca na junção com o mangote. Os pneus e a pastilha de freio eu troquei recentemente. a troca de oleo é a cada 10 mil km só que de um tempo pra cá eu to tendo que completar com 1 litro de oleo, poiso motor está consumindo mais.Pretendo fazer viagens longas de 2 a 3 dias porém como o carro não está mais novo terei que ir numa velocidade entre 90 a 120 km, sem forçar. ele ainda é economico na estrada. um tanque roda 700 km.

Anônimo disse...

Tenho uma Parati G3 1.8 ano 2000 troquei correria dentada tensor bomba de água óleo do motor filtro de combustível. Esse carro está rodando com 370.000 km e estou partindo de palotina PR para Bertioga SP litoral 2200 km ida e volta partiu.

Unknown disse...

Tenho um uno 88 motor fiasa 1.3 ano passado viajei 600km de natal RN ao interior foi tudo tranquilo

Unknown disse...

Quero repetir essa viagem o que trocar?

Unknown disse...

Tenho uma vw Brasília 80 fui de são paulo até Cuiabá e voltei sem dificuldade nenhuma a única coisa que perde pra carro novo é o conforto e o ruído do motor de resto foi tudo maravilhoso e tenho esse carro até hoje e não penso em vender,e como li em um comentário de um amigo realmente vi muito carro novo no acostamento esperando o guincho carro velho ou novo chega em qualquer lugar oque manda é a manutenção em dia!!

Unknown disse...

tenho um corsa wind 1996, fui de palmas-to a natal-rn, 2.210 km, não furou nem um pneu, e olha que tava de 100 km/h quase o tempo todo, CARRO COM REVISÃO EM DIA FURA O MUNDO! e só andar de boa. obs: final desse ano vou la novamente nele.

Unknown disse...

Olá pessoal não tenho experiência em estrada por muitas horas mais minha dúvida em relação a tempo percorrido, tem que parar o carro de vez enquanto para esfriar tipo rodar 4 horas sem parar e depois encontar um pouco para descansar o motor

Reginaldo disse...

Amigo, não só o motor como descansar e esticar seu corpo tbm. Pode parecer bobeira, mas cansa muito dirigir e qdl bate o sono é impossível lutar contra. Sou motorista profissional e sei mto como é isso

Unknown disse...

Todo mes de janeiro vou de sao paulo a pernambuco em um monza 2.0 ano 95, nunca tive problemas, tenho um prisma 2015 agora mas em janeiro vou novamente com o monza pois confio no carro e faço essa viajem de carro mais por causa do monza mesmo.

juliano forte disse...

Numa viagem de 1000 km com celtinha 2001 o correto é parar a cada 200 km qual a opinião de vocês

Araújo Jr. disse...

Amigos tenho um voyage confortline 1.6 2010
Pretendo viajar de São paulo ao interior da paraiba.
Troquei suspensão e vou fazer uma revisão geral antes de pegar a estrada.
Fico com um pé atrás de quebrar na estrada,
Mas com a experiência dos amigos acima fico mais tranquilo, pois até carro novo quebra.
Abraço a todos.

Postar um comentário